This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Casa de Taipa

Nunca diga nordestino Que Deus lhe deu um destino Causador do padecer Nunca diga que é o pecado Que lhe deixa fracassado Sem condições de viver Não guarde no pensamento Que estamos no sofrimento É pagando o que devemos A Providência Divina Não nos deu a triste sina De sofrer o que sofremos.

Açude do Livramento

O açude fica as margens da BR-226, a cerca de 5 km da sede do Município.

Igreja de Santa Teresinha

O evento religioso tem grande participação popular, com a presença da comunidade local e de janduienses que moram em outras cidades do Rio Grande do Norte, em outros estados da federação e até de representantes de outros países..

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Secretaria Municipal de saúde de Janduís intensifica campanha de vacinação contra a gripe 2019: quem pode toma

A vacina da gripe já está disponível para os grupos de risco na UBS Onezimo Fernandes Maia. Saiba quem tem direito a ela e até quando vai a campanha nacional.

Começou na  quarta-feira, 10 de abril de 2019, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários.
Em uma primeira fase, que foi até o dia 18 de abril, foram priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletosgrávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.


  • Trabalhadores da saúde
  • Povos indígenas
  • Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
  • Idosos
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
  • Jovens sob medidas socioeducativas
  • Funcionários do sistema prisional
  • Pessoas privadas de liberdade
A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação. Mesmo fora das turmas prioritárias, é possível conseguir sua dose na rede privada – os valores vão de 100 a 200 reais.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

"A prefeitura Municipal de Janduis / RN através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última Terça - feira A 6ª Conferência Municipal de Saúde

"A prefeitura Municipal de Janduis / RN através  da Secretaria Municipal  de Saúde, realizou na última Terça - feira  09 / 04 /  2019 A  6ª Conferência Municipal de Saúde Com o tema: ” DEMOCRACIA E SAÚDE, SAÚDE COMO DIREITO, CONSOLIDAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
 O evento, é um dos mais importantes, e tem como objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades da política de saúde do SUS para os municípios.
A conferência, que ocorreu na Câmara de Vereadores, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, reuniu o poder público e a comunidade, para discutir diretrizes de políticas públicas em saúde na esfera municipal. O evento também foi uma oportunidade para serem apresentados os resultados positivos da atual gestão em saúde .
Durante a conferência, foram discutidas e formuladas propostas de interesse municipal dentro  do tema, e escolhido delegados, que serão os representantes da nossa comunidade na próxima conferência estadual, que será realizada entre os dias  16 de Abril a 15 de Junho de 2019

A participação em uma  conferência de saúde é muito importante para toda a nossa comunidade, pois possibilita uma rica troca de informações entre os participantes dos mais diferentes setores para que todos possam compreender as necessidades e possibilidades de melhoria para a saúde do nosso município. 




" Saúde é coisa séria e nós precisamos estar sempre buscando melhorias para a saúde dos nossos janduienses." 

LÁZARO ROBERTO- (Redator da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Janduís)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Governo Municipal de Janduís / RN por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades de conscientização

O governo municipal de janduís / RN por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça feira 05 de fevereiro de 2019  atividades de conscientização junto à comunidade, visando o combate ao mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti. panfletes  com dizeres explicativos sobre a campanha foram entregue aos populares  do município, com o objetivo de orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar os focos transmissores da doença.


Entre outras atividades, as escolas municipais também realizarão em parceira com a secretaria de saúde,  ações junto aos alunos, mostrando às crianças, a importância de eliminar os criadouros, que acumulam água parada. A intenção é reforçar o alerta à população quanto a prevenção da dengue e da febre chikungunya, que é transmitida pelo mesmo mosquito Aedes aegypt


Os agentes de endemias e agentes de saúde  são os profissionais que fazem as visitas domiciliares nas casas realizando fiscalização e também orientando os moradores sobre as melhores formas de prevenir doenças como a dengue, febre chikungunya entre outras. O cuidado com os quintais para não deixar água parada, material orgânico em decomposição expostos, entre outros, são rotinas diárias que devem ser mantidas pelos janduienses para evitar que  casos das doenças aconteçam.



REALIZAÇÃO 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDUIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE
APOI
SECRETARIA M.DE INFRA-ESTRUTURA E OBRAS   
SEC. DE MEIO AMBIENTE, URBANIS E TURISMO
SECRETARIA M. DE EDUCAÇAO. CULT. E DESP
SECRETARIA M. DO T. H. E ASSIST. SOCIAL
 FUNDACAO DE CULTURA

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

"A blitz do cartão de vacina" Uma Ação do Programa Criança Feliz juntamente com A Equipe de Agentes Comunitário de saúde de Janduís

O Programa Criança Feliz juntamente com A Equipe de Agentes Comunitário de saúde de Janduís   realizou na manhã  desta quinta feira 31 / 01 / 2019 na UBS Onésimo Fernandes Maia "A blitz do cartão de vacina"; reforçando, mais uma vez, o chamamento da população para que compareça à unidades de saúde a fim de regularizar o cartões de vacinação da criança. Enfatizando a importância de manter-se  em dia com o serviço de saúde. o programa Criança Feliz articula ações das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, e direitos humanos, um programa que trabalha com parceria e vem dando total apoio as ações de saúde da nossa comunidade.

O programa Criança Feliz  tem como objetivo:
* Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
* Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
* Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;
*  Mediar o acesso da gestante, de crianças na primeira infância e de suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem;
*  Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias. 

Lazaro Roberto.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

PSF de janduís-RN realiza palestra sobre Saúde Bucal e entrega de Kits na Escola Antônia Eurli de Brito Comunidade de Permissão

A equipe de profissionais  de Saúde da Família (PSF ZONA RURAL de janduís) realizou nesta terça-feira 20  de Novembro na Escola Atonia Eurli de Brito (Comunidade de Permissão Janduís-RN) uma palestra sobre cuidados e higienização bucal com os alunos da escola.

A ação é de  grande importância  por vários fatores, como a saúde bucal das crianças, entre elas, a prevenção contra a perda de forma precoce dos dentes, e métodos corretos para a higienização bucal.
Tanto os alunos do período vespertino, quanto do período matutino, receberam um kit de higienização bucal. O trabalho realizado pela equipe do PSF, é continuidade de ações preventiva que vem sendo realiza pela equipe de saudê da família do nosso município tanto na ZONA RURAL como na ZONA URBANA. 

Unidade de Saúde Onesimo Fernandes Maia promove reunião com grupo de gestantes

A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, vem sendo tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional, do nosso Município 



O grupo de gestantes acompanhado pelos profissionais do PSF, NASF E ACS de  JANDUIS possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. 
O grupo é acompanhado durante toda a gravidez e no pós-parto, quando elas ainda são puérperas e estão amamentando seus filhos. nesta terça-feira (13) de novembro, foi realizada mais uma encontro.

Equipe do NASF por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniram na escola Antonia Eurli de Brito para desenvolver atividades de educação nutricional.

Equipe do NASF por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Janbduís-RN, reuniram na escola Antônia Eurli de Brito comunidade de Permissão para desenvolver atividades de educação nutricional.
Buscando promover uma boa alimentação entre os jovens da rede pública de ensino,  o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF),esteve nesta terça feira 20 de novembro Unidade Escolar Antônia Eurli de Brito na comunidade de permissão, com objetivo de oferecer orientações nutricionais  aos alunos do  De acordo com a nutricionista, atividade tem como tema, “Alimentação saudável  na Adolescência”, fatores que contribuem para a prevenção de agravos na saúde dos adolescentes e a formação dos hábitos alimentares.


“É importante divulgar que o NASF também pode atuar em parceria com as escolas nas atividades que promovem a educação coletiva, no intuito de promover a educação nutricional”. 

sábado, 10 de novembro de 2018

Prefeitura Municipal de janduís-RN realiza "DIA de prevenção ao câncer de próstata e combate ao preconceito”

O Governo Municipal de janduís-RN por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde,  tem o prazer em informar á toda população que esta sendo realizado exames de toque retal aliado ao de sangue (PSA). os exames estão sendo realizado na unidade básica de Saudê Onésimo Fernandes  Maia, das 7:00h as 17:00h deste sábado 10 de novembro de 2018, sedo pela manhã ZONA RURAL e TARDE ZONA URBANA . 
O exame é simples, rápido e será realizado em homens com idade a partir de 45 aos 69 anos. “Essa ação é a primeira etapa de prevenção da doença e combate ao preconceito”, 
A iniciativa faz parte do movimento Novembro Azul, que busca alertar homens  a prevenir se contra o Câncer de Próstata.

CUIDADO DE SUA SAÚDE COM TRABALHO E DEDICAÇÃO 

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

ESF ZONA RUAL JANDUÍS - RN "Um trabalho que faz a diferença e reflete o comprometimento dos profissionais com as comunidades"

A Visita domiciliar constitui um dos instrumentos mais indicados na prestação de cuidados à saúde do indivíduo, sua família e comunidade.
Desta forma  a Equipe de Saúde da Família de Janduís (ESF ZONA RURAL) vem realizando periodicamente atendimento  odontológico, atendimento medico e  visitas domiciliares a pacientes que necessitam destes cuidados. A visita dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF ZR)  frequentemente vão até as comunidades  para verificar a pressão arterial, averiguar outras situações relacionadas à saúde e conferir como os pacientes estão se sentindo, buscando oferecer mais atenção aos que necessitam de acompanhamento com a saúde.

Geralmente as demandas chegam à unidade de saúde através dos agentes comunitários que, em contato com os moradores das localidades, observam, dialogam e encaminham para os outros profissionais de ESF a relação de pacientes que precisam receber cuidados em casa. “Os agentes de saúde são os olhos da nossas  equipe”, 
Esse trabalho é fundamental para a promoção da saúde e cuidado com a população. “Tanto na área rural como no perímetro urbano, temos profissionais que semanalmente realizam as visitas domiciliares, levando orientações e cuidados para aqueles que por algum motivo não podem ir até a unidade. 



É um trabalho que faz a diferença e reflete o comprometimento dos profissionais com as comunidades onde estão inseridos”, 

Lazaro Roberto


quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O que significa ser criativo

A criatividade pode ser desenvolvida em uma pessoa? Sim. Mas, o que significa ser criativo, afinal? Essa parece mais uma questão importante, que deve ser respondida antes de tentar entender como podemos ser versáteis e inovadores, ou seja, como nos tornamos pessoas capazes de criar e surpreender que está ao nosso redor.
A pergunta se assemelha com a confusão sobre o que realmente é a inteligência. Muita gente entende inteligência exclusivamente como a capacidade de armazenar informações. O que está absolutamente errado. Da mesma forma, a qualidade de quem é criativo é muito maior do que o dom para pintar um quadro abstrato.
Os grandes pensadores definem criatividade como a capacidade para formular teorias científicas, inventar ferramentas e utensílios ou, ainda, produzir verdadeiras obras de arte. Há quem acredite que ela se refere à força para desenvolver trabalhos valiosos, desconstruir a realidade, transformar o que já existe e nos acostumamos a ver como único e indispensável.
Tem gente que define criatividade até como competência para encontrar soluções novas para velhos problemas. Tudo isso é verdade.
A criatividade é uma habilidade, um talento, mas não vem de berço somente. Temos uma lista de grandes gênios das artes e das ciências, mas também há inúmeros anônimos que se revelam, em suas atividades cotidianas, criadores capazes de surpreender.
Eles carregam experiências, ensinamentos variados, tradicionais e informais. Tudo que vivemos vale para compor em nosso repertório pessoal e no nosso poder de ação a qualidade de suar referências, raciocinar logicamente, guardar imagens e visualizar soluções. Ou seja, ser criativo.
Lembre-se: a criatividade se constrói porque as experiências que nos ocorrem, embora únicas, podem se repetir. Registramos problemas e também registramos soluções.
Não precisamos ser Picassos e Einsteins para criar e inovar, mas somente diante de desafios que nos provocam a necessidade quase instintiva de contornar, resolver e superar com criatividade, que podemos aperfeiçoar a nossa imaginação e dar alguma chance para a capacidade criativa que existe em todos nós. Ponha-se à prova todos os dias.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Dia Mundial da Saúde Mental

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é não simplesmente a ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Essa definição remete à importância de se falar de saúde mental nos dias atuais, quando um número elevado e alarmante de doenças mentais tem crescido no Brasil e no mundo.
Estima-se que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, e a depressão afeta 5,8% da população.
Dia 10, de Outubro é celebrado o Dia Mundial de Saúde Mental, data estabelecida pela OMS com o objetivo de esclarecer, alertar, debater e transformar os olhares de preconceito com as pessoas que sofrem de algum transtorno mental e outros que estão relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
O serviço em saúde mental no município de janduís/ RN vem sendo  executado por uma equipe de profissionais como: Psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas e auxiliares de enfermagem. Nossa equipe busca além da diminuição do sofrimento do paciente, a sua reabilitação psíquica e a busca das habilidades perdidas por conta da doença.

SAÚDE METAL
O primeiro passo é vencer o preconceito de pedir ajuda. Transtornos mentais são doenças e, como tal, podem ser tratados. Psiquiatras são médicos como todos os outros e os mais qualificados a tratar destas doenças. (LAZARO ROBERTO)

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Confira como preparar uma marmita rápida e saudável

Apesar do dia a dia quase sempre muito corrido, manter uma alimentação saudável com alimentos in natura ou minimamente processados não é difícil não. Vida corrida não é desculpa para nos rendermos aos alimentos prontos. Mesmo com uma infinidade de atrativos como fast foods e a oferta de alimentos embalados em caixas coloridas, que prometem preparo fácil e rápido, é possível optar por alimentos de verdade, nutritivos e igualmente fáceis de encontrar e preparar.

A formação de hábitos alimentares, principalmente nos grandes centros urbanos, abre uma perspectiva para o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, componentes estes inseridos no complexo de causalidades da atual epidemia de obesidade.
Uma boa opção para fugir dessas tentações, economizar e se alimentar melhor são as marmitas. Mas não basta apenas cozinhar e guardar, é preciso planejar a semana e saber aproveitar os alimentos, conseguindo assim até prevenir algumas doenças.
Confira abaixo algumas dicas para uma alimentação saudável!
Seleção dos alimentos
Dê preferência para alimentos frescos, da estação e para os alimentos comprados nas feiras locais. Uma boa opção para ajudar na compra é nosso Guia de Alimentos Regionais, que traz informações de como comer e preparar a refeição, uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, ressaltando a diversidade cultural brasileira.
Preparação
Os legumes e as verduras devem ser cozidos por menos tempo do que o habitual, pois alguns alimentos podem amaciar quando congelados. Na preparação das carnes, faça-as sempre assadas ou grelhadas. Além de a fritura não ser saudável, não é bom congelar. Use menos tempero e sal antes do congelamento para que durante o processo de descongelamento e preparação, o tempero fique fresco. Depois de cozinhar, a preparação deve ser resfriada rapidamente. Mergulhe a panela sem tampa em água com gelo para interromper o cozimento e conservar bem os alimentos.
O mais importante no processo de congelamento é: quanto mais rápido o alimento for resfriado, melhor, pois ficará menos tempo em temperatura que favoreça o crescimento de microorganismos. A sugestão é colocar o alimento em recipientes mais rasos, aumentando a área de resfriamento e com isso acelerando o processo. Colocar a panela em recipiente com água gelada ajuda a reduzir a temperatura de forma mais rápida também. Deixe sair o vapor, cubra o alimento e coloque-o para resfriar em geladeira ou diretamente no freezer.

Guardando o alimento
Ao levar sua comida para freezer, lave bem os recipientes, verifique se está bem fechado. Use pote, de preferência, transparentes. Fique atento para os prazos de validade - (temperatura inferior a 5ºC) e um mês no freezer (não acima de -18ºC) e podem ser armazenados por até 90 dias. Lembrando que a temperatura do congelador (que fica na parte de cima da geladeira) é inferior ao do freezer, sendo de aproximadamente -6ºC, fazendo com que o tempo de armazenamento também diminua (aproximadamente 20 dias).

Quais são os riscos de congelar de descongelar a comida

O processo de congelamento e descongelamento da comida vai interferir de alguma forma nas características dos alimentos, como textura, sabor, umidade. No entanto, se feito de forma adequada, pode facilitar o dia a dia, facilitando a disponibilidade de maior variedade de alimentos. No entanto, quando um alimento for congelado e depois descongelado, não deve ser congelado novamente, pois além de interferir na qualidade, aumenta o risco de contaminação por bactérias e outros microorganismos – que podem se aproveitar da mudança de temperatura para se multiplicar no alimento e colocar em risco a saúde de quem o comer.
Não descongele os alimentos à temperatura ambiente. Utilize o forno de microondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe o alimento na geladeira até descongelar. As carnes devem ser descongeladas dentro de recipientes. Os micróbios patogênicos multiplicam-se rapidamente em temperatura ambiente. Durante o descongelamento, a carne produz sucos que podem contaminar outros alimentos com micróbios patogênicos.

sábado, 4 de agosto de 2018

Com saúde não se Brinca

Fake News são notícias falsas criadas com a intenção de divulgar boatos❗Elas geralmente têm manchetes sensacionalistas ou exageradas para chamar sua atenção❗ 👉Antes de compartilhar uma dessas informações, confira nossas dicas de como não ser enganado. Com saúde não se brinca!

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

SAÚDE CRÔNICA: Um velho conceito de saúde

Recentemente circulou um boato de que a Organização Mundial da Saúde teria mudado o conceito de idoso. Segundo as mensagens que chegaram por WhatsApp e Facebook, seriam considerados jovens pessoas entre 18 e 65 anos; idosos estariam entre 88 e 99 anos. Isso me fez lembrar de como o estereótipo do idoso traçado tem mudado ao longo dos anos.
Por exemplo, se voltarmos aos anos 1800, pessoas com 50 anos já eram consideradas de idade bem avançada, o equivalente a 85 ou 90 anos hoje. Mas será que esse conceito tem relação apenas com o número de anos registrados na sua identidade? Descubra mais na crônica de hoje.

Dia Nacional do Capoeirista

03 de agosto é celebrado o Dia da Capoeira e do Capoeirista. No dia três de agosto é comemorado o dia de uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras: a capoeira. Em 2008, a manifestação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial.


A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, atividade física, cultura popular, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é conhecida por seus movimentos ágeis e harmoniosos, em ritmo de música e aspectos coreográficos, como chutes e rasteiras, acrobacias em solo ou aéreas e são frequentemente feitos junto ao chão ou de cabeça para baixo.
“Gingado é o primeiro e principal movimento da capoeira. A ginga mantém o movimento do corpo para os movimentos de esquiva, ataque e contra-ataque. Mas vale destacar que não ensinamos a capoeira para machucar o adversário, é uma luta para mostrar seu jogo, seu ritmo e o que você aprendeu, além do respeito ao companheiro”, explica Paulo Arantes, professor de capoeira há 20 anos.
Imersa em musicalidade, ritual e tradição, a capoeira também é uma ótima maneira de socialização, e gera benefícios para corpo e para mente. Você pode apenas "jogar" ou aprender instrumentos típicos e treinar o canto. Os exercícios praticados na roda trabalham a concentração e os aspectos psicomotores, como força, equilíbrio e agilidade.
"Qualquer pessoa pode praticar, da infância à terceira idade. Mas quando ensinamos para crianças é preciso fazer um trabalho mais lúdico. Ou seja, ensinamos os fundamentos da arte, como a parte histórica, de como tocar os instrumentos, a musicalidade e os movimentos”, destaca Paulo.
O professor também conta que o treino pode ser um momento de descontração e relaxamento. “É um momento que as pessoas cantam, vibram com as palmas, mexem com corpo e se concentram. A capoeira não é só uma prática física, é também um momento de relaxamento. É claro que com o momento de treino você pode aliar os dois”.
Além da contribuição no aspecto individual que a modalidade proporciona, a luta ajuda a fortalecer relações com outras pessoas, melhora a saúde mental através da música, do uso dos instrumentos e traz um aprendizado sobre a cultura popular Brasileira.
Instrumentos da capoeira
O principal instrumento utilizado na capoeira é o berimbau, dando ritmo e o estilo da roda fazendo um som característico à capoeira. O berimbau é basicamente feito de um pedaço de arame, um pedaço de vara e uma cabaça, podendo variar os ritmos.
  • Pandeiro
  • Atabaque
  • Agogô
  • Reco-reco
Movimentos da capoeira
• Armada: é o chute com o lado externo do pé, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.
• Aú: é o movimento de deslocamento também conhecido como "estrela". Serve como esquiva contra golpes de rasteira.
• Benção: é o chute frontal no qual se atinge o adversário com a sola do pé.
• Cabeçada: golpe aplicado com a cabeça contra o adversário para desequilibrá-lo ou feri-lo.
• Maculelê: é o nome da luta com bastões e facões que é praticada em conjunto com os movimentos e o ritmo da capoeira. No choque entre os facões, é produzida uma fagulha de grande efeito estético.
• Martelo: golpe com o peito do pé.
• Martelo (à direita) e esquiva (à esquerda)
• Meia-lua: é o chute com a canela, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.
• Meia-lua de frente: igual à queixada, só que com a parte interna do pé.
• Meia-lua de frente
• Negativa: é o movimento de esquiva em que o praticante se abaixa até ficar rente ao solo, com uma perna estendida e a outra flexionada para desviar do oponente.
• Queixada: golpe circular com a parte externa do pé.
• Rabo de arraia: o lutador dá uma cambalhota no ar e golpeia o adversário com os calcanhares.
• Rasteira: golpe desequilibrante aplicado com o pé varrendo a perna de apoio do adversário.
• Tapona: tapa visando a machucar ou distrair o adversário.
• Tesoura: envolve-se o adversário com as pernas e se movimenta-as em sentidos contrários, de modo a derrubar o adversário.
• Voo do morcego: o lutador salta e golpea o adversário com os dois pés.

Cantinho Do Açaí

Cantinho Do Açaí


PEÇA JÁ O SEU
📞 84 9 9652-6994
Link do Nosso Grupo 👇🏽👇🏽
chat.whatsapp.com/6td3pn9XZ0cCsTgY8F1EXL

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Se tem Infância tem Vacinação

Entre os dias 6 e 31 de agosto, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo vai reforçar a proteção de crianças de um a menores de cinco anos contra essas doenças já eliminadas no Brasil. Para mobilizar os pais e alcançar o objetivo de vacinar todo mundo dessa faixa-etária deve comparecer a UBS mas próxima de sua casa.

terça-feira, 31 de julho de 2018

Promoção da atividade física na terceira idade para melhorar a qualidade de vida

A realização de atividades físicas entre idosos é essencial para o envelhecimento saudável e manutenção da funcionalidade. Tendo isso em vista, a ESF equipe saúde da família de JANDUIS  teve hoje terça feira 31/07/2018 A Reativação do programa SAÚDE NA PRAÇA; um programa de atividade física adequada para os idosos, Este projeto busca desenvolver uma política pública e social voltada a essa nova realidade mundial, o envelhecimento populacional. 



 OBJETIVOS
  • Estabelecer um grupo de atividade física para pacientes idosos na área de abrangência com acompanhamento de profissional de educação física e de saúde.
  • Melhor controle das Doenças Crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes e menos incidência de complicações decorrentes destas.
  • Melhoria da autoestima e estado psicológico dos pacientes. Enfrentamento adequado ao processo de envelhecimento.
Secretaria municipal de saúde de JANDUIS, 
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO