sexta-feira, 23 de dezembro de 2016
Campanhas Novembro Azul 2016
Movimento Outubro Rosa é conhecido mundialmente pela realização de ações de Conscientização e prevenção ao câncer de mama e câncer no cólon do útero.
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Secretaria municipal de saúde de Janduís RN realiza campanha de prevenção e exclarecime aos fatores de risco e sintomas do câncer de próstata.
Um homem morre a cada 40 minutos no Brasil por conta da doença. Diagnóstico precoce pode levar à cura em 99% dos casos
Daí a importância dos exames anuais a partir dos 50 anos.
Pessoas da raça negra e quem tem familiares de primeiro grau que desenvolveram câncer de próstata devem procurar a Unidade básica de saúde para avaliar a necessidade de iniciar os exames a partir dos 45 anos.
Na unidade básica de saúde DR ONEZIMO FERNANDES MAIA estará sendo ofertado os exames nas datas:
16/11/ e 23/11 ZONA URBANA
30/11 ZONA RURAL
Durante a campanha Será realizado 60 exames por dia 30 manhã e 30 a tarde nesses dias o centro de saúde será aberto os dois expediente para a realização dos exames
Procurem a Unidade basica de saude e façam os seus exames. Além disso, homens que se cuidam fazem mais sexo ao longo da vida.
ACS LAZARO ROBERTO
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
OS BENÉFICOS DO TAMARINDO PARA O FÍGADO.
O fígado é um órgão muito importante para eliminar toxinas.
Além disso, possui várias funções, como:
1. Sintetiza glicose, proteína e enzimas
2. Armazena nutrientes
3. Produz a bílis
No entanto, quando está com muita gordura, o órgão não cumpre suas funções.
A gordura do fígado resulta no que chamamos de fígado gordo.
As causas são várias:
– Bebidas alcoólicas
– Diabetes do tipo 2
– Obesidade
Para remover a gordura, basta consumir uma fruta especial: tamarindo.
Essa fruta é rica em fibras e é um maravilhoso remédio para eliminar a gordura do fígado, melhorando todo o sistema digestivo.
O tratamento com ela é bem simples:
tamarindo
INGREDIENTES
20 folhas de tamarindo frescas
1 litro de água
MODO DE PREPARO
Lave bem as folhas de tamarindo.
Coloque a água para ferver.
Quando levantar fervura, adicione as folhas, desligue o fogo e tampe a panela.
Espere a água ficar morna e beba.
terça-feira, 1 de novembro de 2016
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS PHOENIX
O laboratório Phoenix MESSIAS TARGINO E JANDUÍS. Tambem com atendimento nutricional. Nutricionista. Dr. Loamy Fernanda.
"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"... (Hipócrates)
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
Atrasos do pagamento dos servidores públicos de Janduís pode gera greve geral.
Servidores Públicos de Janduis em reunião realizada na tarde hoje. Definiram que irão realizar no dia 03 de novembro de 2016, uma assembléia geral para deliberem sobre a #greve geral dos servidores públicos do município de janduis. Lembrando que greve geral são todos os setores da administração.
Motivo: Atrasos do pagamento dos servidores
domingo, 23 de outubro de 2016
Uma boa ação faz quem tem bom coração.
carro pipa da empresa do Dr. Mário Avelino destribui agua pra beber em bairro de Janduís RN.
Boa empresa tem que dá bons exemplos. E não vejo melhor maneira que essa, de levar água a quem precisa, em meio a essa crise que estamos vivendo”,
Numa hora dessas, o sorriso das pessoas é o pagamento, não tem preço, porque o povo está precisando mesmo”,
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
ENQUANTO MUNICÍPIOS REALIZAM SEMANA OUTUBRO ROSA , JANDUIS CONTINUA NO VERMELHO.
Em MESSIAS TARGINO A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, vem realiza do desna de quarta-feira (19), a programação do “Outubro Rosa” do município, onde durante todo dia esta sendo realizadas atividades de divulgação da programação no comércio local e nas fabricas com esclarecimentos e prevenção contra o Câncer de Mama.
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
Emparn prevê bom inverno para 2017 no Rio Grande do Norte
De acordo com as últimas análises feitas pelo setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as previsões de inverno para 2017 são bem melhores do que as dos últimos cinco anos, período em que o RN vem amargando prejuízos causados por uma forte seca até então ininterrupta. O prognóstico desmente boatos que vem circulando nas redes sociais de que o Rio Grande do Norte deve enfrentar mais um ano de seca em 2017.
Para Gilmar Bristot, gerente de meteorologia da Emparn, o grande responsável por essa possível mudança de quadro é a atuação do Fenômeno La Niña no Oceano Pacífico que, diferentemente do El Niño, deve contribuir para a ocorrência de chuvas em toda a Região Nordeste no primeiro semestre de 2017.
“A condição de La Niña fraca a moderada não causa mudanças na circulação geral da atmosfera, o que significa que no Nordeste do Brasil diminui a chance de bloqueios ou sistemas de alta pressão que possam impedir o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical – principal sistema meteorológico causador de chuvas na região – para posições ao sul da linha do Equador, atingindo assim o Nordeste brasileiro durante os meses de fevereiro a maio, considerado o período chuvoso na nossa região”, afirma Gilmar.
De acordo com o meteorologista, o monitoramento climatológico vem seguindo um padrão desde a década de 50. Isso significa que todas as vezes que o El Niño atuou de forma muito forte causando a estiagem, como nos anos 2015 e 2016, logo em seguida passou a atuar o Fenomêno La Niña, trazendo a presença de águas mais frias do que o normal e favorecendo assim a ocorrência de chuvas nas categorias normal a acima do normal.
Acontece que, por si só, o Fenômeno La Niña não é garantia de boas chuvas. Será necessário ainda que o Oceano Atlântico tenha um comportamento favorável com águas mais aquecidas no Atlântico Sul e águas mais frias no Atlântico Norte. Por enquanto ainda não é possível precisar essa configuração para o período chuvoso de 2017, mas a Emparn segue fazendo o monitoramento em busca de evidências que confirmem as boas notícias que se aproximam.
quarta-feira, 12 de outubro de 2016
DECRETO Nº 8.869, DE 5 DE OUTUBRO DE 2016 Institui o Programa Criança Feliz.
O projeto "Criança Feliz" é o primeiro programa social do governo Temer, cuja embaixadora será a primeira-dama Marcela Temer, mas tocado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, sob a responsabilidade do PMDB.
Para que o projeto saia do papel, deverão ser contratados "visitadores" (indicados pelos deputados aliados) para fazerem o acompanhamento do desenvolvimento das crianças até 3 anos dentro das famílias que recebem o Bolsa Família.
É um trabalho importante e merece ser levado a sério.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso VI, alínea “a”, da Constituição,
DECRETA:
Art. 1º Fica instituído o Programa Criança Feliz, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, em consonância com a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016.
Parágrafo único. Considera-se primeira infância o período que abrange os primeiros seis anos completos ou os setenta e dois meses de vida da criança.
Art. 2º O Programa Criança Feliz atenderá gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias, e priorizará:
I - gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;
II - crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; e
III - crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.
Art. 3º O Programa Criança Feliz tem como objetivos:
I - promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
II - apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
III - colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;
IV - mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e
V - integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.
Art. 4º Para alcançar os objetivos elencados no art. 3º, o Programa Criança Feliz tem como principais componentes:
I - a realização de visitas domiciliares periódicas, por profissional capacitado, e de ações complementares que apoiem gestantes e famílias e favoreçam o desenvolvimento da criança na primeira infância;
II - a capacitação e a formação continuada de profissionais que atuem junto às gestantes e às crianças na primeira infância, com vistas à qualificação do atendimento e ao fortalecimento da intersetorialidade;
III - o desenvolvimento de conteúdo e material de apoio para o atendimento intersetorial às gestantes, às crianças na primeira infância e às suas famílias;
IV - o apoio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, visando à mobilização, à articulação intersetorial e à implementação do Programa; e
V - a promoção de estudos e pesquisas acerca do desenvolvimento infantil integral.
Art. 5º O Programa Criança Feliz será implementado a partir da articulação entre as políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, entre outras.
Parágrafo único. O Programa Criança Feliz será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
Art. 6º Fica instituído o Comitê Gestor do Programa Criança Feliz, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, com a atribuição de planejar e articular os componentes do Programa Criança Feliz.
§ 1º O Comitê Gestor será composto por representantes, titular e suplente, dos seguintes órgãos:
I - Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que o coordenará;
II - Ministério da Justiça e Cidadania;
III - Ministério da Educação;
IV - Ministério da Cultura; e
V - Ministério da Saúde.
§ 2º Os membros do Comitê Gestor serão indicados pelo titular do respectivo órgão e designados em ato do Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Agrário.
§ 3º Poderão ser convidados a participar das atividades do Comitê Gestor representantes de outras instâncias, órgãos e entidades envolvidas com o tema.
§ 4º A Secretaria-Executiva do Comitê Gestor será exercida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que prestará o apoio administrativo e providenciará os meios necessários à execução de suas atividades.
§ 5º A participação dos representantes do Comitê Gestor será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.
Art. 7º As ações do Programa Criança Feliz serão executadas de forma descentralizada e integrada, por meio da conjugação de esforços entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, observada a intersetorialidade, as especificidades das políticas públicas setoriais, a participação da sociedade civil e o controle social.
Art. 8º A participação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios no Programa Criança Feliz ocorrerá por meio de procedimento de adesão ao Programa.
Parágrafo único. O apoio técnico e financeiro a Estados, ao Distrito Federal e a Municípios fica condicionado ao atendimento de critérios definidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, ouvido o Comitê Gestor.
Art. 9º Para a execução do Programa Criança Feliz poderão ser firmadas parcerias com órgãos e entidades públicas ou privadas.
Art. 10. O Programa Criança Feliz contará com sistemática de monitoramento e avaliação, em observância ao disposto no art. 11 da Lei nº 13.257, de 2016.
Art. 11. Os recursos para a implementação das ações do Programa Criança Feliz correrão à conta das dotações orçamentárias consignadas anualmente nos órgãos e nas entidades envolvidos, observados os limites de movimentação, empenho e pagamento da programação orçamentária e financeira anual.
Art. 12. A implementação do disposto neste Decreto observará, no que couber, a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997.
Art. 13. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 5 de outubro de 2016; 195º da Independência e 128º da República.
MICHEL TEMER
Alexandre de Moraes
José Mendonça Bezerra Filho
Ricardo José Magalhães Barros
Osmar Terra
Marcelo Calero Faria Garcia
Este texto não substitui o publicado no DOU de 6.10.2016
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Ministério lança prontuário eletrônico para pacientes da atenção básica
Unidades têm prazo de 60 dias para adotar sistema chamado e-SUS AB. Repasse de recurso para municípios estará vinculado a envio de dados.
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (6), um novo prontuário eletrônico para pacientes da atenção básica que deverá ser adotado por todos os municípios do país até o dia 10 de dezembro. A ideia é ter um sistema nacional digitalizado com todas as informações dos brasileiros que usam serviços de atenção básica do SUS. A nova versão do prontuário chama-se e-SUS AB.
As informações de todos os atendimentos, diagnósticos, procedimentos, internações, exames e prescrições de remédios de cada paciente deverão ser obrigatoriamente cadastradas no prontuário pelas unidades básicas de saúde (UBS) e repassadas ao Ministério pelo município. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o repasse de recursos de saúde para esses municípios estará vinculado ao envio dos dados para o governo federal.
Ou seja, municípios que não enviarem as informações dos prontuários serão punidos por um bloqueio de parte dos recursos federais, mais especificamente uma parcela chamada PAB Variável, que corresponde ao financiamento de estratégias da atenção básica em saúde, como custeio dos atendimentos de pediatria e programas como Saúde da Família.
"A partir de agora, esta é a forma que queremos receber as informações", disse Barros durante o anúncio da medida. Segundo ele, o ministério fornecerá o software necessário para envio dos dados aos municípios que ainda não o tenham e oferecerá ajuda para aumentar a conectividade das unidades de saúde que necessitem.
Fim do prontuário em papel
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 76% das UBS ainda registram o histórico do paciente em papel. O restante das unidades usa alguma versão de prontuário eletrônico, seja uma versão anterior ofertada pelo Ministério da Saúde ou uma versão da iniciativa privada.
A ideia do lançamento do prontuário é eliminar totalmente o uso de papel. O recurso também poderá ser usado para registrar visitas do programa Saúde da Família e de agentes comunitários da saúde que passam nas casas para fazer o controle do mosquito Aedes aegypti.
Paciente terá acesso a dados
O ministério afirma que os pacientes terão acesso às informações relacionadas ao próprio histórico de saúde, como pedidos de exame, agendamento, encaminhamento para especialistas e fornecimento de remédios.
Caso o paciente verifique que há em seu histórico algum serviço que ele não recebeu, deverá comunicar o Ministério da Saúde por meio do Disque Saúde, no telefone 136. "Dentro do nosso conceito de prontuário eletrônico quem é o fiscal é o cidadão", disse Barros.
"Quando o paciente precisar ser atendido fora do seu município, o médico abrirá o prontuário eletrônico com toda sua ficha médica. O que tiver de informação médica estará no prontuário de modo que o médico que começa a atendê-lo vai ter muita informação para acompanhar e fazer o diagnostico correto", completou o ministro.
terça-feira, 4 de outubro de 2016
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) AVISA A POPULAÇÃO QUE :
CONSULTA PEDIÁTRICA NESTA QUARTA FEIRA 05 DO 10 A TARDE ZONA URBANA E NA MANHÃ DA QUINTA FEIRA DIA 06 ZONA RURAL. As consultas periódicas do seu filho permitem a supervisão da saúde durante toda a infância e adolescência, independente da presença de uma doença ou queixa específica.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
terça-feira, 20 de setembro de 2016
Estado de Calamidade ou Situação de Emergência. PRECISAMOS DE EXEMPLOS DE AÇÕES E NÃO DE OPINIÕES
O estado de calamidade é o nível mais grave de atenção possível, em âmbito municipal ou estadual. Segundo o decreto, ele é usado quando o desastre é grande demais, (no nosso caso a falta de água.) para que o município ou estado resolva por conta própria. Além de recursos financeiros, a União pode enviar equipes da Força Nacional (no nosso caso os caminhões pipa do programa nacional) e solicitar a cooperação de regiões vizinhas.
Para situações menos dramáticas, a União pode reconhecer a "situação de emergência". O termo também indica que a região afetada pela crise hídrica (falta de agua) precisa de recursos humanos e financeiros e apoio logístico, mas pode colaborar com recursos próprios para minimizar os danos.
como assim? Ao meu ver, eu como gestor publico tomaria como providência o abastecimento comunitário, colocando em pontos extatregico de nossa ruas caixas para serem abastecidas por carros pipas seja ele do município governo ou união. para que a populações possa se abastecer para o necessário. como cozinhá, toma banho e outos uso domestico
O texto do decreto fala em "comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público local"
uma situação de emergência ou estado de calamidade são os dois casos reconhecidos em lei e previstos para estados e municípios. Em nível local, a Defesa Civil e os órgãos de previsão meteorológica adotam outras classificações, como "estado de observação" e "estado de alerta", para situações que estão sob controle e podem ser resolvidas sem auxílio externo.
quarta-feira, 14 de setembro de 2016
Secretaria de obra atende apelo de moradores e recolhe Entulhos .
lembramos que os entulhos que ainda existe na rua canuto gurgel, e de reponsabilidade da empresa responsável pelo saneamento.
segunda-feira, 12 de setembro de 2016
Senado aprova benefícios trabalhistas e sociais para agentes comunitários de saúde
O Senado aprovou nesta segunda-feira (12) uma série de novos benefícios sociais e trabalhistas para os agentes comunitários de saúde. O projeto (PLC 210/2015), que segue para sanção presidencial, atualiza a legislação desses profissionais. Entre os benefícios aprovados, está a preferência no Minha Casa Minha Vida, o reconhecimento do tempo de serviço para aposentadoria, o adicional de insalubridade e o piso salarial.
No Senado, o projeto foi relatado pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Aprovado em julho na CAS, o projeto foi levado de imediato ao Plenário por um requerimento de urgência apresentado pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN). No entanto, não houve acordo na ocasião e o projeto só veio a ser votado agora.
— Os agentes têm um papel importante, que todos nós reconhecemos. O projeto é uma forma de valorizar os agentes de saúde e garantir os seus direitos — declarou Fátima Bezerra, informando que no país há mais de 250 mil agentes comunitários de saúde e mais de 60 mil agentes de combate às endemias.
A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) destacou que o projeto prevê a possibilidade de qualificação para o agente de saúde e classificou a matéria como “importante” e como “uma sinalização positiva”. Os senadores Jorge Viana (PT-AC), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Humberto Costa (PT-PE) também o apoiaram. Já Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Lúcia Vânia (PSB-GO) lembraram que foi o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) quem criou o cargo de agente de saúde, quando era governador do Ceará (1987-1991).
Minha Casa
O líder do governo, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), disse entender a preferência no Minha Casa, Minha Vida como “inadequada” e apresentou uma emenda supressiva para retirar esse item do projeto. O relator, senador Flexa Ribeiro, rejeitou a emenda, como forma de conseguir um acordo pela aprovação, para evitar que a matéria retornasse à Câmara dos Deputados. Flexa alertou, porém, para a possibilidade de veto a esse item por parte do governo.
Segundo o texto, do deputado André Moura (PSC-SE), os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, bem como suas famílias, passam a figurar na lista de cidadãos com atendimento prioritário no programa Minha Casa, Minha Vida — serão equiparados, por exemplo, a famílias com portadores de deficiência e a famílias residentes em áreas de risco.
Outros benefícios
Os agentes também terão o seu tempo de serviço na função contabilizado para todos os fins previdenciários, tanto aposentadoria quanto benefícios. Pela legislação atual, esses profissionais são concursados e sua atividade segue o regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas ainda não há especificações quanto ao seu reconhecimento pela Previdência Social.
Outros benefícios incluídos pelo projeto são o direito a adicional de insalubridade, a inclusão em programas de escolaridade e profissionalização para os agentes sem ensino médio completo e a ajuda de custo para transporte quando participarem de cursos técnicos ou de capacitação profissional. Além disso, esses cursos ganham possibilidade de financiamento pelo Fundo Nacional de Saúde.
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias são cidadãos que atuam junto a suas comunidades auxiliando o trabalho de equipes médicas nas residências e fazendo a intermediação entre essas equipes e os moradores. Eles não precisam de formação específica na área, sendo necessário apenas que morem na comunidade atendida, passem por curso de formação e tenham ensino fundamental completo. O piso salarial da profissão é de R$ 1.014,00 mensais.
ESGOTO E LIXO CAUSA TRANSTORNOS E INCOMODA MORADORES A MAS DE SEMANAS.
Moradores da Rua Canuto gurgel, no Bairro 12 de Junho na Cidade de Janduís RN reclamam de esgoto e lixo que há mais de semanas tem incomodado a vizinhança. Eles reclamam da sujeira e do mau cheiro e pedem uma solução para o problema.
LEI COMPLEMENTAR Nº. 234/90
CÓDIGO DE LIMPEZA URBANA
Art.3º- DEFINE-SE COMO LIXO PÚBLICO, OS RESÍDUOS SÓLIDOS
PROVENIENTES DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA EXECUTADOS
NAS VIAS PÚBLICAS.
terça-feira, 6 de setembro de 2016
RETROCESSO EM JANDUÍS
A Cidade de janduis rn vivencia um dos piores momentos de sua história, com a escassez de água, onde pela caern, o racionamento já vem acontecendo e ruas a água cai de oito em oito dias, outras localidades a força da água não consegue satisfazer as necessidades de familiares que já sentem na pele a falta de água.
Os moradores da cidade de JANDUIS, no Sertão Potiguar, estão sofrendo com a falta de água. O município está entre outros que passa por racionamento no abastecimento.
Janduis e abastecida pela A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizada na Bacia hidrográfica piranhas/assu . a mesma encontra se com menos de 27,17% de sua capacidade total.
O município de janduis revive um passado onde as pessoas colocavam suas águas em carroças, roladeiras, bicicletas e galões. só que hoje com uma dificultado, é que em muitos Cacimbões as porteiras encontra se fechadas e outros vazios. obrigando o janduiense a compra a água para o uso diário.
Se você não quer virar notícia não deixe que o fato aconteça, acesse:
quarta-feira, 27 de julho de 2016
LABORATÓRIO PHOENIX AGORA EM JANDUÍS.
Laboratório Phoenix agora em Janduis.
Atendimento na Clinica de Dr Marcos Morais.
Rua Vicente Gurgel Próximo aos Correios
Atendimento próxima Sexta feira.
Ligue 84-999900709 e saiba o que agente preparou para você neste mês de inauguração.
segunda-feira, 25 de julho de 2016
O SINTRAF de Janduís realizou hoje a IV Edição do dia do trabalhador rural.
A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída no Decreto de Lei nº 4.338, de 1º de Maio de 1964. No dia 25 de Maio de 1963, morria o deputado federal Fernando Ferrari, um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.
"Nossas homenagens para esses homens e mulheres, cujo trabalho no campo contribui para o crescimento da economia e sustento da população das cidades! Parabéns!"
"Se existe o 'COLHER' é porque seu suor e dedicação frutificaram! Agradecemos a todos os trabalhadores ruais o cuidado com a terra".
"Tudo que chega a nossa mesa, provém de sua natureza. Mas, a sua transformação tem a ver com a sua ação. Desde o preparo da terra, o seu trabalho encerra toda sua dedicação. Na pecuária ou agricultura, mesmo sem grande estrutura, ele garante a produção".
sexta-feira, 22 de julho de 2016
laboratório de análises clínicas Phoenix
Fale com o Biomédico o Dr. Elias e entenda o que seus exames de sangue dizem de você. Tenha saúde e viva mais fazendo check-up regularmente.
quarta-feira, 13 de julho de 2016
Comissão aprova benefícios trabalhistas e sociais a agentes de saúde
Agentes de saúde podem ganhar uma série de novos benefícios sociais e trabalhistas, como ajuda de custo para fazer cursos na área, adicional de insalubridade e prioridade de atendimento no Minha Casa Minha Vida. É o que prevê o PLC 210/2015, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (13). A matéria segue agora com regime de urgência para análise do Plenário.
— É um reconhecimento a quem faz a saúde preventiva, vai de casa em casa fazendo o atendimento inicial às pessoas e detectando, no início, doenças que ao não serem identificadas logo, podem se agravar e levar a óbito, como o diabetes —, disse o relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que também propôs a urgência.
Segundo o texto, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, bem como suas famílias, passariam a figurar na lista de cidadãos com atendimento prioritário no programa habitacional do governo federal - seriam equiparados, por exemplo, a famílias com portadores de deficiência e a famílias residentes em áreas de risco.
Os agentes também teriam o seu tempo de serviço na função contabilizado para todos os fins previdenciários, tanto aposentadoria quanto benefícios. Pela legislação atual, esses profissionais são concursados e sua atividade segue o regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas ainda não há especificações quanto ao seu reconhecimento pela Previdência Social.
Outros benefícios incluídos pelo projeto são o direito a adicional de insalubridade, inclusão em programas de escolaridade e profissionalização para os agentes sem ensino médio completo e ajuda de custo para transporte quando participarem de cursos técnicos ou de capacitação profissional. Além disso, esses cursos ganham possibilidade de financiamento pelo Fundo Nacional de Saúde.
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias são cidadãos que atuam junto a suas comunidades auxiliando o trabalho de equipes médicas nas residências e fazendo a intermediação entre essas equipes e os moradores. Eles não precisam de formação específica na área, sendo necessário apenas que morem na comunidade atendida, passem por curso de formação e tenham ensino fundamental completo. O piso salarial da profissão é de R$ 1.014,00 mensais.
O projeto é de autoria do deputado André Moura (PSC-SE). Muitos senadores, como Lúcia Vânia (PSB-GO), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Ângela Portela (PT-RR), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Paulo Paim (PT-RS) louvaram a aprovação da iniciativa, que valoriza os profissionais. Elmano Férrer (PTB-PI) lembrou que a medida auxiliará mais de 258 mil agentes no Brasil inteiro, atingindo assim um universo de mais de um milhão de pessoas. O presidente da comissão, Edison Lobão (PMDB-MA), comemorou a aprovação e defendeu a regulamentação da profissão.
terça-feira, 12 de julho de 2016
SINAIS DE CÂNCER NA PRÓSTATA QUE NENHUM HOMEM DEVE IGNORAR
O câncer de próstata é, entre os homens, o segundo tumor que mais causa mortes no Brasil.
Por isso é de grande importância identificar de forma precoce o câncer, pois teremos mais chances de lutar contra o tumor.
Os primeiros sinais do câncer de próstata podem passar despercebidos, e muitos dos sintomas acabam sendo confundidos com outras doenças.
Conheça nove sinais da presença do câncer de próstata:
1. Dificuldade de urinar
Este sintoma é facilmente confundido com infecção urinária.
O homem que tem câncer de próstata pode sentir desconforto, coceira, além de demorar a conseguir urinar.
2. Aumento da frequência urinária
Há um grande aumento na vontade de urinar, principalmente à noite.
Este sintoma pode ser confundido com o diabetes, cuidado!
3. Dores na região lombar
É muito comum sentir dores na região inferior das costas.
Muitas vezes, essas dores são associadas a dores musculares e acabamos não dando a importância devida.
Faça um exame médico caso as dores na região lombar se estendam até as coxas e quadris.
4. Dores na uretra
Há dores intensas na uretra e na bexiga com sensação de queimação.
A dor é parecida com aquela que sentimos quando a urina é presa.
sinais_cancer_de_prostata_-_cura_pela_natureza.jpg
5. Diminuição da força da urina
Há uma grande dificuldade em conseguir terminar de urinar.
Este sintoma também é confundido com a infecção urinária.
6. Dores nas costas enquanto se faz xixi
Este é um sintoma bem comum e a dor é intensa.
7. Sangue nos fluidos
Devido à presença de sangue, é notável a mudança de cor da urina, da pré-ejaculação e do sêmen.
8. Dificuldades durante o sexo
O câncer de próstata provoca dores intensas na hora da ejaculação e grande dificuldade de ereção.
9. Dores nos ossos
Devido à presença de células malignas no organismo, ocorrem inflamações pelo corpo que provocam dores intensas nos ossos e nas articulações.
Sentir dores nas coxas, costas e pelve é muito comum e é bastante confundida com a dor no nervo ciático.
ATENÇÃO!
Recomendamos que você procure um médico urgente caso sinta algum dos sintomas acima.
Pode não ser nada.
Porém é muito importante investigar.
O agente comunitário de saúde papel importante na comunidade
O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.
sexta-feira, 1 de julho de 2016
SOMOS A REDE ESTAMOS NA REDE quinta-feira, 30 de junho de 2016 SAIU O CALENDÁRIO DO PASEP - 2016
O calendário de pagamento do Abono Salarial, ano-base 2015, foi definido nesta quarta-feira (29) durante a reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília (DF). A estimativa é que 22,3 milhões de trabalhadores tenham direito ao benefício, que começa a ser pago a partir de 28 de julho, seguindo as novas regras definidas pela Medida Provisória 665.
A estimativa é que serão destinados R$ 14,8 bilhões para pagamento do Abono Salarial no calendário 2016/2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento.
Novas regras - Neste exercício, entram em vigor as novas regras do Abono Salarial. Aprovadas pelo Congresso Nacional (Medida Provisória 665), elas associam o valor do benefício ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Nesta situação, quem trabalhou um mês no ano-base 2015 receberá 1/12 do salário mínimo, e não 100% como determina a regra vigente até junho de 2016.
Quem recebe - Tem direito ao Abono Salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais, com carteira assinada, e exerceu atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015. Para sacar o benefício, o trabalhador deve estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS), ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), há pelo menos cinco anos. O empregador precisa ter relacionado o empregado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entregue ao Ministério do Trabalho.
O PIS e o Pasep são contribuições sociais feitas pelas empresas para financiar os benefícios do Seguro-Desemprego e do Abono Salarial. O PIS é destinado a funcionários de empresas privadas, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e o Pasep, aos servidores públicos.
Balanço - No exercício 2015/2016, cujo calendário de pagamento será encerrado nesta quinta-feira (30 de junho), mais de 22 milhões de trabalhadores sacaram o Abono Salarial, movimentando um montante superior a R$18 bilhões. A taxa de cobertura é de 94%.
CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL | EXERCÍCIO 2016/2017 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO DO SERVIDOR PÚBLICO - PASEP
I - O crédito em conta para correntistas do Banco do Brasil será efetuado a partir do terceiro dia útil anterior ao início de cada período de pagamento, conforme cronograma estabelecido neste anexo.
II - Pagamento de Abono regularização cadastral (inciso II do art. 4º, desta Resolução) no período de 03.11.2016 a 30.06.2017.
Entendendo o abono salarial:
O abono salarial é um benefício anual, a qual tem direito todos os trabalhadores inscritos no programa PIS/PASEP.
O PIS busca a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa, e é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. É pago de acordo com a data de nascimento do trabalhador.
Já o PASEP, diz respeito a funcionários do setor público e é de responsabilidade do Banco do Brasil. É pago de acordo com o último dígito do PASEP do beneficiado.
Quem tem direito ao abono salarial?
Trabalhadores tanto do serviço público quanto privado, devem:
> No ano anterior, ter trabalhado por pelo menos 30 (trinta) dias com carteira assinada;
> No ano anterior, receber no máximo 02 (dois) salários mínimos por mês em média;
> Ter 05 (cinco) anos ou mais no cadastro PIS/PASEP;
> A empresa ou órgão de trabalho do ano anterior precisa ter informado o seu nome da relação entregue ao Ministério do Trabalho conhecida como RAIS.
NOVAS REGRAS:
Anteriormente às mudanças trazidas pela Medida Provisória 665/2014, bastava que o trabalhador comprovasse trabalho pelo prazo de 30 (trinta) dias com a CTPS assinada no ano-base anterior para que recebesse o valor integral do salário mínimo vigente na data de recebimento.
Apesar de ter entrado em vigor no dia 28 de fevereiro de 2015, não teve efeito imediato, pois milhões de trabalhadores iriam perder o benefício, e, portanto, esse ano de 2016 será o marco inicial das referidas alterações.
Saliente-se que a proposta inicial do governo era prazo de carência de 180 (cento e oitenta dias). Após inúmeras discussões no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, esta última aprovou por 90 (noventa) dias, todavia o Senado decidiu por continuar como era, ou seja 30 (trinta) dias.
Os requisitos basicamente ficaram sendo os mesmos.
A grande mudança é no que tange ao valor do benefício.
Como já foi dito anteriormente, era pago o valor integral de um salário mínimo vigente na época do recebimento, caso o trabalhador comprovasse tempo de serviço de 30 (trinta) dias com CTPS assinada.
Com as alterações, o valor será pago proporcionalmente ao tempo trabalhado.
Exemplo:
Caso o trabalhador comprove apenas 01 (um) mês de serviço com carteira assinada, receberá apenas R$73,33 (setenta e três reais e trinta e três centavos).
Caso comprove 03 (três) meses, receberá apenas R$220,00 (duzentos e vinte reais).
Caso comprove 06 (seis) meses, receberá apenas R$440,00 (quatrocentos e quarenta reais).
A fórmula é a seguinte: Valor do Salário mínimo x número de meses trabalhado / 12 meses.
Portanto, conclui-se que apenas quem trabalhar os 12 (doze) meses é quem receberá integralmente o valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa MTPS
segunda-feira, 27 de junho de 2016
POL DO SOL NA PEDRA DA LUA.
Na barra do horizonte
Vê-se o céu avermelhado
Os raios como facetas
Deixa o poente bordado
E o sol não clareia mais
Por se achar ocultado