A equipe de saúde bucal do município, vem mantendo um trabalho que a anos está dando bastante resultado, é uma parceria da saúde com a educação, crianças vem da rede municipal de ensino com os funcionários da escola nas tardes de terças, quartas e quintas-feiras.
Ontem 21/06 os beneficiários foram as crianças do Jardim Escola Municipal Tia Alice, crianças apartir de 5 anos, devido a idade dessas crianças a equipe resolveu fazer um trabalho ainda mais diferenciado, para ganhar a confiança desses pequenos, a sala foi toda decorada de balões, inclusive a cadeira odontológica, música ambiente voltada para crianças e todo aquele cuidado e paciência de toda equipe.
Esse trabalho faz parte do PSE ( Programa Saúde na Escola) onde os profissionais vão as escolas da zona urbana e rural fazer palestra, escavações supervisionadas e depois é feito um levantamento das crianças que mais precisam fazer tratamento odontológico, existe crianças que não cooperam, mas as que colaboram é feito todo o tratamento; trabalhamos dessa forma: não fazemos nada sem que a criança não permita, só vindo com os pais ou responsáveis, ou com a ordem dos mesmos.
A equipe de saúde bucal é composta por 3 cirurgiãos dentista, sendo eles Akila Gurgel, Mário Avelino e Marcos Morais e 3 auxiliares: Jaqueline Almeida, Jesuina Maria e Edite de Souza.
quinta-feira, 22 de junho de 2017
"Trabalho diferenciado na saúde bucal de Janduis "
sexta-feira, 2 de junho de 2017
PROJETO DE LEI QUE PROTEGE ACE E ACS DA EXTINÇÃO É APROVADO PELA CÂMARA E SEGUE PARA O SENADO
Na tarde dessa quarta feira, os ACE e ACS de todo País obtiveram mais uma importante vitória. Foi aprovado na Câmara Federal, o PL 6437/2016, conhecido por merecimento como “LEI RUTH BRILHANTE”, em homenagem a nossa guerreira que nos deixou recentemente.
A provação desse projeto e sua conversão em Lei Federal são urgentes e necessárias, para proteger a categoria da extinção e definir de fato e de direito o que é atribuição de ACE e ACS.
Todo trabalho desenvolvido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, nas pessoas dos deputados Valtenir Pereira (PMDB-MT), Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Mandeta entre outros, foram fundamentais para garantir essa vitória.
Graças ao empenho dos deputados e graças ao trabalho da Confederação Nacional dos agentes de Saúde – CONACS e de todas as entidades sindicais, entre elas o SINDAS/RN, hoje podemos comemorar mais um grande passo na nossa vida funcional.
Todo debate sobre esse projeto de lei começou no Rio Grande do Norte, onde sediamos um grande encontro Estadual. Nele os deputados comissão Especial se encorajaram ainda mais em defender esse projeto. Posteriormente os debates continuaram em outros estados, dos quais participamos de dois, um em João Pessoa e outro no Recife.
Agora caso não haja recurso para apreciação pelo Plenário da Câmara, o PL 6437 segue para o Senado e depois de aprovado segue para sanção Presidencial.
Esperamos que o Presidente interino não tenha audácia de vetar, porque se isso ocorrer nós derrubaremos todos os vetos com apoio do Legislativo.
Obrigado CONACS. OBRIGADO Ilda Angelica Correia e Raimundo Gomes de Matos