quinta-feira, 25 de outubro de 2018
O que significa ser criativo
A criatividade pode ser desenvolvida em uma pessoa? Sim. Mas, o que significa ser criativo, afinal? Essa parece mais uma questão importante, que deve ser respondida antes de tentar entender como podemos ser versáteis e inovadores, ou seja, como nos tornamos pessoas capazes de criar e surpreender que está ao nosso redor.
A pergunta se assemelha com a confusão sobre o que realmente é a inteligência. Muita gente entende inteligência exclusivamente como a capacidade de armazenar informações. O que está absolutamente errado. Da mesma forma, a qualidade de quem é criativo é muito maior do que o dom para pintar um quadro abstrato.
Os grandes pensadores definem criatividade como a capacidade para formular teorias científicas, inventar ferramentas e utensílios ou, ainda, produzir verdadeiras obras de arte. Há quem acredite que ela se refere à força para desenvolver trabalhos valiosos, desconstruir a realidade, transformar o que já existe e nos acostumamos a ver como único e indispensável.
Tem gente que define criatividade até como competência para encontrar soluções novas para velhos problemas. Tudo isso é verdade.
A criatividade é uma habilidade, um talento, mas não vem de berço somente. Temos uma lista de grandes gênios das artes e das ciências, mas também há inúmeros anônimos que se revelam, em suas atividades cotidianas, criadores capazes de surpreender.
Eles carregam experiências, ensinamentos variados, tradicionais e informais. Tudo que vivemos vale para compor em nosso repertório pessoal e no nosso poder de ação a qualidade de suar referências, raciocinar logicamente, guardar imagens e visualizar soluções. Ou seja, ser criativo.
Lembre-se: a criatividade se constrói porque as experiências que nos ocorrem, embora únicas, podem se repetir. Registramos problemas e também registramos soluções.
Não precisamos ser Picassos e Einsteins para criar e inovar, mas somente diante de desafios que nos provocam a necessidade quase instintiva de contornar, resolver e superar com criatividade, que podemos aperfeiçoar a nossa imaginação e dar alguma chance para a capacidade criativa que existe em todos nós. Ponha-se à prova todos os dias.
quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Dia Mundial da Saúde Mental
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é não simplesmente a ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Essa definição remete à importância de se falar de saúde mental nos dias atuais, quando um número elevado e alarmante de doenças mentais tem crescido no Brasil e no mundo.
Estima-se que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, e a depressão afeta 5,8% da população.
Dia 10, de Outubro é celebrado o Dia Mundial de Saúde Mental, data estabelecida pela OMS com o objetivo de esclarecer, alertar, debater e transformar os olhares de preconceito com as pessoas que sofrem de algum transtorno mental e outros que estão relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
O serviço em saúde mental no município de janduís/ RN vem sendo executado por uma equipe de profissionais como: Psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas e auxiliares de enfermagem. Nossa equipe busca além da diminuição do sofrimento do paciente, a sua reabilitação psíquica e a busca das habilidades perdidas por conta da doença.
SAÚDE METAL
O primeiro passo é vencer o preconceito de pedir ajuda. Transtornos mentais são doenças e, como tal, podem ser tratados. Psiquiatras são médicos como todos os outros e os mais qualificados a tratar destas doenças. (LAZARO ROBERTO)